sexta-feira, 28 de junho de 2013

Sono Anabólico, sabe o que é?

Meu nutri de uns tempos para cá começou a me passar como ceia uma dose de whey. Eu a principio achei que era uma forma de controlar minha vontade de comer doces, etc.. e confesso que nunca tomava. Depois da ultima consulta quando ele falou que era importante eu não pular essa “refeição”, perguntei porque e veio a historia do sono anabólico. Resolvi pesquisar um pouco sobre o assunto para entender como funciona esse processo...


Bom, é o seguinte quando praticamos a musculação, estamos quebrando nossas fibras musculares, e a reconstrução dessas fibras acontece pela síntese proteica. A síntese proteica é responsável pela construção de quase todos os tecidos do corpo humano. Para que a reconstrução seja um sucesso é preciso de muita proteína e descanso.
O sono é o horário mais anabólico que o nosso corpo se encontra, pois ocorre a liberação de hormônio GH (o famoso hormônio do crescimento), os hormônios da insulina que abaixam os níveis de açúcar no sangue, a síntese muscular, entre outros. O nome sono anabólico, não tem nada haver com Esteroides Anabolizantes, que são formas sintéticas de hormônio criado em laboratório e que tem a mesma função de um hormônio natural (mas causam diversos efeitos colaterais a longo ou curto prazo).



O termo anabólico vem de Anabolismo, que é a parte do metabolismo que se refere à síntese de substâncias em um organismo, ou seja, a partir de moléculas mais simples, são criadas moléculas mais complexas. Traduzindo, o anabolismo é o estado em que seu corpo constrói tecido muscular. Quando você descansa, seu corpo começa a reparar o tecido muscular danificado. Dessa forma, é durante o repouso, e não no exercício, que seu corpo desenvolve a massa muscular. O anabolismo só ocorre em alta energética, caso esteja em baixa energética, acontece o catabolismo. Catabolismo é o estado do seu corpo que degenera o tecido muscular. Sempre que você treina, seja cardio ou musculação, você está fadigando os músculos. Quanto mais longo e difícil for seu treino, mais dano você causa ao tecido muscular. Outros fatores podem contribuir para que seu corpo fique em estado catabólico, como a má alimentação – ai que entrou o whey a noite, no meu caso para complementar o resto da minha alimentacao ao longo do dia -  e a falta de descanso.

Dicas para uma noite de sono agradável:

1 – Evite o uso de estimulantes após as 5 da tarde.
2 – Mantenha uma rotina, indo para cama e acordando sempre nos mesmos horários, é o melhor caminho para aprender a dormir na hora certa, uma questão de costume.
3 – Cama não é sofá! Quem acaba muito tempo deitado no sofá acaba perdendo o sono.
4 – Banho quente antes de deitar, estimula o relaxamento dos músculos e facilita o sono profundo.
5 – Cuidado com a comida, escolha alimentos leves antes de dormir, de preferência proteínas e gorduras boas.
6 – Associe a cama ao sono, não assista tv nela.

Bons sonhos anabólicos!!!!!

3 comentários:

  1. Dicas muito boas, vou compartilhar no meu face

    ResponderExcluir
  2. Muitas vezes as pessoas se esquecem das coisas básicas, como o sono! Também vale a leitura complementar: https://fisiculturismo.com.br/matérias/treinamento/a-influência-do-sono-no-treinamento-físico-um-forte-aliado-ao-crescimento-r305/

    ResponderExcluir