terça-feira, 21 de maio de 2013

Benefícios do Spinning






Spinning é um vicio antigo. Sempre que estou na minha fase “academia” eu acabo fazendo essa aula. Dessa vez não foi diferente, tive que esperar até o pé quebrado ficar 100%, mas agora voltei firme e forte. Até pegar o ritmo da aula demora um pouquinho, mas daqui a pouco chego lá.
Bom, mas porque essa aula é tão viciante? Primeiro que por ser uma aula em grupo, o exercício não fica entediante, além do mais as musicas são super empolgantes, então você acaba entrando no ritmo e fazendo a aula por “osmose”. Fora que é oootimo para o bumbum, pernas e abdômen!

Vamos descobrir um pouco mais então...

A modalidade foi criada nos Estados Unidos, em 1995, pelo ciclista sul-africano Johnny G. Desde então, virou sucesso absoluto: 25% dos horários nas academias são para sessões de spinning. A procura é tanta que na maioria dos lugares é preciso marcar lugar na aula com senha. Tudo isso porque, além de não exigir coordenação motora (basta sentar e pedalar), é uma exterminadora de calorias.
Em uma aula é possível eliminar de 500 a 800 calorias, tudo isso em 30 -60 minutos. Além de auxiliar todo o sistema cardiorrespiratório, a atividade fortalece pernas e coxas, proporcionando à pessoa mais saúde e boa forma. Sem contar que ajuda a criar maior resistência corporal e fortalecimento dos músculos da região do abdômen, glúteo, panturrilha e dos sistemas respiratório e cardíaco.

Acessórios

Vá sem calça, mas não esqueça sua garrafinha de água !!!rsrsrs Uma garrafinha de água é um item bem importante para conseguir aguentar a aula inteira. Outro acessório muito importante é a toalhinha de rosto. Como suamos muito durante a aula, ter uma toalhinha para não ficar ensopada é essencial.
Para os “profissionais” de spinning existem outros acessórios, como o banco em gel e a sapatilha que se adapta ao pedal da bike, dando maior firmeza nas pedaladas.

Tipos de Aulas

Cada aula é diferente da outra e normalmente existe um calendário mensal, onde é feito a programação dos tipos de aula. Se você já viu esse calendário na sua academia, mas ficou sem entender nada, vou tentar resumir como funciona cada aula:

- Hill/Montanha: Utilizando subidas, consiste em realizar um trabalho contínuo e de intensidade moderada a alta. Treino simula uma subida de montanha.
- Fartlek: Pode ser considerado uma mistura de todas as aulas, onde não existem muitas regras em relação aos tipos de terreno ou a intensidade.
- Intervalada curta: Alterna períodos de alta e baixa intensidade, é controlada pelo relógio. Os estímulos devem durar de 10 ~20 seg e a recuperação entre os estímulos deve ser incompleta, de 3 a 4 vezes o tempo do estímulo. Recuperar de 3 a 5 minutos entre as séries. Utilizar até 6 estímulos por série, de 2 a 5 séries.
- Intervalada Longa: Alterna períodos de alta e baixa intensidade, é controlada pelo relógio.Os estímulos devem durar de 1 ~2 min.e a recuperação entre os estímulos deve ser completa de 2 a 3 vezes o tempo do estímulo. Recuperar de 3 a 5 minutos entre as séries. Utilizar de 2 a 4 estímulos por série, de 2 a 4 séries.
- Força: Os trabalhos podem ser: contínuo (mesma carga, mesmo ritmo), crescente (mantém o ritmo e aumenta a carga) ou decrescente (aumenta o ritmo e mantém a carga). A recuperação é completa e mesmo na recuperação trabalha-se força.
- Endurance: Permanecer maior tempo sentado, com algumas subidas. A Freqüência Cardíaca não deve variar mais do que 3 BPM.


Como ajustar a bike?

Se você for marinho de primeira pedalada, o ideal é pedir um help para o professor. Ele irá ajustar a bike da melhor forma, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

A altura do banco deve ser igual à da crista ilíaca (ossinhos localizados na frente do quadril);
A regulagem frente/trás do banco deve permitir que ao manter os pedais paralelos ao solo seu joelho fique alinhado com o tornozelo;
A distância entre o banco e o guidom deve ser de aproximadamente a medida do seu antebraço + dedos estendidos;
O guidom deve estar mais alto do que o banco.

Pegada 1, 2, 3. Oi? O que é isso?

Para fazer spinning você precisa saber alguns termos. No começo você copia o que seu coleguinha de bike ta fazendo, depois  aprende e já se vira quando o professor der a ordem, mas vamos ao “dicionário spinnines”:

Cadência = ritmo (que no caso de aulas é determinado pela música);
Carga base = menor carga da bike, pastilha encosta ligeiramente no disco;
Girar = pedalar rapidamente;
RPM = rotações por minuto (refere-se às pedaladas);
Dobrar o giro = pedalar 2x mais rápido;
Quebrar o giro = reduzir a pedalada pela metade;
Pegada 1 = segurar na parte central do guidom;
Pegada 2 = Segurar na parte baixa e afastada do centro do guidom;
Pegada 3 = Segurar na parte alta do guidom (nessa pegada pedala-se em pé).

Bom agora  é só olhar o horário da próxima aula e correr para pegar seu lugar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário